E se você deu uma festa e ninguém veio?

"Ser incerto é ser desconfortável,
mas ter certeza é ser ridículo ".
                                          - sabedoria chinesa

Então, pare um minuto e pergunte a si mesmo: "E se eu desse uma festa e ninguém aparecesse?" . Que sentimentos surgem para você?

Embora talvez nunca tenhamos nos encontrado nessa situação específica, acho que todos podemos nos identificar com o sentimento de insegurança ... Esse sentimento se conecta a tantas coisas ... o medo de ser amado, desvalorizado, invisível. O medo do fracasso O medo da rejeição. O medo de ser motivo de chacota. E tenho certeza que você pode adicionar outros medos à sua lista.

Todos esses medos culminam em sentimentos de insegurança, de não sermos confiantes em quem somos, de nos preocupar com o que os outros vão dizer ou pensar. E, claro, se pensarmos em nós mesmos como "menos do que", se isso é menos do que outros ou menos do que quem pensamos que deveríamos ser, então questões sobre o futuro trarão dúvidas e insegurança. E, infelizmente, podemos pensar que somos os únicos a lidar com essas emoções. Afinal de contas, pode parecer que todo mundo está por aí "exibindo suas coisas", postando seus super-sucessos no Facebook e tendo muita certeza de si mesmos.

A torção nessa história é claro que não podemos ver dentro da cabeça de outras pessoas. Não podemos ouvir suas dúvidas, seus pensamentos auto-recriminantes e sua autoconversa desenfreada. Nós só podemos ouvir o nosso. Consequentemente, podemos acreditar que somos o único com a dúvida e a voz interior crítica.


innerself assinar gráfico


Estar ciente de nós mesmos e dos outros

Talvez uma das maiores coisas que saíram do movimento de crescimento pessoal é que nos tornamos conscientes de que todos os outros têm suas próprias "coisas" e seus problemas para lidar. No entanto, como adultos, ainda carregamos crenças e medos que podem nos atormentar ou nos impedir de alcançar nosso sonho.

Às vezes nos detivemos antes mesmo de considerar a possibilidade de sucesso. Afinal, "quem somos nós para pensar que podemos ... (preencha sua própria dúvida aqui)" E depois, é claro, existem amigos bem-intencionados ou mesmo pais que podem nos desencorajar a alcançar nosso sonho. Isso eles fazem com nossos melhores interesses no coração, pois eles estão tentando nos proteger de nos machucar. Mas devemos ser autorizados a assumir riscos e, talvez, falhar, para que possamos aprender. Quando alcançamos nosso sonho, podemos experimentar inúmeros casos de falha e nossa parcela justa de desafios, mas isso faz parte do processo.

Muitas vezes me lembro da história de Edison, o inventor da lâmpada. Um repórter perguntou-lhe: "Como foi a sensação de falhar nos horários do 1,000?" Edison respondeu: "Eu não falhei 1,000 vezes. A lâmpada foi uma invenção com passos 1,000". E assim acontece com qualquer coisa em nossa vida. Seja mudando um hábito ou alterando um comportamento indesejável, não é um processo de um passo.

Portanto, se você iniciar um novo projeto, lançar um novo produto, iniciar um novo modo de comportamento, poderá "falhar" nos horários 1,000. Se ninguém aparecer na sua festa, você verá outras opções. Você primeiro olha para o que pode ter causado o problema. Você esqueceu de convidar pessoas? Você fez isso em um local remoto para que nenhuma vez chegasse lá? E então, você decide o próximo passo a dar. Seja qual for a situação, há sempre um próximo passo que você pode dar. Lâmpada não funcionou? O que tentamos a seguir? Seu vídeo on-line não se tornou viral? Talvez algum outro bem viesse disso.

Os seres humanos parecem estar ligados a uma "síndrome insuficiente". Nós não somos bonitos o suficiente, não bons o suficiente, não temos dinheiro suficiente, tempo, saúde, entes queridos, cérebros, sucesso ... Nós não alcançamos o ápice do sucesso. Mas, em vez de nos voltarmos para o velho "método testado e comprovado" de auto-recriminação, podemos, em vez disso, olhar para o quão bom veio da experiência. Qual é a lição subjacente para nós na situação? É aprender paciência? aceitação? bravura? persistência?

Sempre algo para aprender

Sempre há algo para aprender, algo para nos ajudar a nos tornar mais fortes e mais em paz conosco mesmos e com o mundo ao nosso redor. Agora que estou nos meus 60s, olho para minha vida como um quebra-cabeça gigante e posso reconhecer os sinais de trânsito que estavam no meu caminho. Os trabalhos temporários vieram me ensinar habilidades que usei muitos anos depois. Até mesmo a perda de um emprego ou residência era uma maneira de me levar ao próximo passo da minha jornada.

Eu tenho um amigo que muitas vezes me diz que sou paciente. Embora isso possa ser verdade (às vezes), acho que minha força reside mais em aceitação e confiança. Sabendo de alguma forma que tudo vai dar certo no final. Isso não significa que eu possa sentar e simplesmente deixar as coisas acontecerem ... Ao invés disso, significa que eu aceito que aconteceu como "o que é" e eu passo para o próximo passo.

Então, se eu fizesse uma festa e ninguém aparecesse, eu poderia abrir as portas e convidar quem estivesse por perto para ir à festa ou estocar meu freezer com "sobras". A escolha que fazemos não é o importante. O que é mais importante é a atitude com a qual fazemos a escolha. Podemos ser arrastados para o próximo passo da jornada da nossa vida, chutando e gritando, ou podemos dizer: OK, vamos lá!

A vida é incerta

Nós nunca sabemos ao certo o que acontecerá no próximo momento. E jogar com segurança nem sempre nos protege de desafios e calamidades. O que isso faz é tirar a alegria da vida. Ficar em casa com segurança em nosso sofá comendo batatas fritas pode parecer seguro (exceto pelo teor de gordura e sal nas batatas fritas), mas também tira o fôlego e o entusiasmo da vida e do nosso futuro.

Então vamos todos ficar e ter uma chance na vida. Sim, a vida pode ser uma cadela. A incerteza pode ser assustadora. O fracasso pode parecer que a terra parou. Mas recusar-se a arriscar e não fazer nada é um desperdício de um futuro perfeitamente bom e da nossa vida.

Então vá em frente, faça uma festa. Arrisque-se, siga seu sonho. Não existe fracasso duradouro. Apenas uma curva na estrada e, talvez, uma direção diferente, trazendo-lhe novas perspectivas.

Trilhas felizes!

Livro recomendado:

O dom da grande sabedoria chinesa
por Helen Exley

O Dom da Grande Sabedoria Chinesa por Helen ExleyEste livro combina a essência da filosofia chinesa com aquarelas originais de Angela Kerr. Este pacote de cores é um presente ideal para qualquer ocasião, um objeto de arte atraente que fornece sabedoria e inspiração para momentos em que um pouco de estímulo espiritual é necessário. Estão incluídos mais de 100 felicitous seleções de Chuang Tzu, Lao Tzu, Li Po, Confúcio e muitos outros.

Clique aqui para mais informações e/ou para encomendar este livro 

Sobre o autor

Marie T. Russell é o fundador da Revista Innerself (Fundada 1985). Ela também produziu e apresentou um programa semanal South Florida rádio, Poder Interior, a partir de 1992-1995 que se concentrou em temas como a auto-estima, crescimento pessoal, e bem-estar. Seus artigos se concentrar em transformação e se reconectar com nossa própria fonte interior de alegria e criatividade.

Creative Commons 3.0: Este artigo está licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Attribution-Share Alike. Atribuir o autor: Marie T. Russell, InnerSelf.com. Link de volta para o artigo: Este artigo foi publicado originalmente em InnerSelf.com