exagerando?

Tal como acontece com a maioria das perguntas, esta (Por que fazemos coisas que sabemos que são ruins para nós?) não tem apenas uma resposta. Existem várias razões para o comportamento de pessoas diferentes e também várias razões para o nosso próprio comportamento. Nada é tão preto e branco, ou tão simples, como podemos pensar (ou como gostaríamos de pensar).

Mas todas essas múltiplas razões podem ser resumidas a uma causa ou comportamento raiz? Eu acho que podemos começar olhando para o item e indo em direção ao quadro geral.

Então o que foi dessa vez? Eu comi algo que sei que me dá dor de cabeça, mas comi mesmo assim! (Parece familiar? Posso ouvir alguns de vocês dizendo: esteve lá, feito isso!)

Por quê? Por quê? Por quê?

Quando eu me pergunto (em um tipo de voz queixosa "minha cabeça dói"): Por que eu fiz isso ????  A primeira resposta é, claro, a infantil: Porque eu gosto deles! (Divulgação completa aqui. Eu fico com dor de cabeça quando como qualquer produto com farelo de trigo ou germe de trigo, portanto, produtos de trigo integral "saudáveis" não são tão saudáveis ​​para mim. Farinha branca? Não tem problema! Trigo integral? Cefaléia!)

Então, por que eu comi Triscuits de trigo integral quando sabia que provavelmente teria dor de cabeça? Bem, uma explicação é que parte de mim pensou (como na música popularizada por Dusty Springfield, eu estava desejando e esperando e pensando e orando, planejando e sonhando... que talvez desta vez Eu não teria dor de cabeça! OK, então talvez parte do meu comportamento tenha sido devido à esperança, mas a outra parte estava apenas satisfazendo o desejo pela crise do lanche.

Ou talvez eu estivesse apenas vivendo no momento? Hum ... Sim, bem, suponho que sim. Eu estava dizendo: "Droga os torpedos (ou, neste caso, a dor de cabeça), a toda velocidade!" Eu senti vontade de comê-los naquele momento, e assim, maldito, eu fiz!


innerself assinar gráfico


O que me leva novamente à pergunta: Por que fazemos coisas que sabemos que são ruins para nós? Vamos levar um pouco mais longe do que meu próprio desejo por um lanche crocante (ou doce, ou salgado, ou qualquer outro).

Vemos esse mesmo comportamento não apenas em nossos hábitos alimentares sociais, hábitos de fumar, nossas síndromes de "sono insuficiente", etc. Também o vemos em nossas políticas públicas e em nosso próprio comportamento ambiental. Assim como comemos alimentos que sabemos que são "ruins para nós", também sabemos que certas coisas que fazemos são ruins para o meio ambiente, mas as fazemos de qualquer maneira. Talvez porque apenas olhemos para o momento presente e não consideremos os efeitos a longo prazo de nosso comportamento pessoal (assim como as conseqüências das políticas públicas)?

Sabemos que alimentar nossos filhos (e nós mesmos) alimentos carregados de produtos químicos é prejudicial (para dizer o mínimo) à saúde, ao bem-estar mental e à expectativa de vida, mas continuamos a fornecer esses alimentos em escolas, lanchonetes, restaurantes, As máquinas de venda automática lançam 39 gramas de açúcar em cada lata de Coca-Cola e outros refrigerantes (na verdade, a cerveja de raiz é ainda pior). 40 gms de açúcar é 10 TEASPOONS de açúcar. Então, sempre que alguém toma uma lata de coca-cola, acabou de ingerir 10 colheres de chá de açúcar de milho rico em frutose. E então nos perguntamos por que as crianças (e adultos) são hiperativas, zangadas, mal-humoradas (devido à alta e à quebra do açúcar), têm problemas de obesidade e de comportamento, etc. etc. etc.

Quando fornecemos essas bebidas nas escolas e em nossos locais de trabalho, estamos criando indivíduos com problemas comportamentais e que não são saudáveis. E então nos perguntamos por que as coisas são tão loucas em nossa sociedade?

Outra área em que fazemos coisas que são ruins para nós tem a ver com o meio ambiente. É bem conhecido que os combustíveis fósseis são prejudiciais à nossa saúde e à saúde do planeta, mas continuamos a apoiar a indústria petrolífera ... e os nossos funcionários do governo continuam a fazê-lo também (os nossos membros do Congresso são apoiados pela indústria de petróleo, embora contribuições, doações e propinas não oficiais em um cenário "risque minhas costas, eu vou riscar o seu".

OK, deixe-me voltar à minha pergunta original aqui. Por que fazemos coisas que não são boas para nós? Talvez parte disso não está dando a mínima? ou talvez não saber o que mais fazer? ou talvez simplesmente não ter a força de vontade (naquele momento) para fazer uma escolha melhor? Que tal ir junto para se dar bem, ou mesmo um pouco de preguiça? Afinal, é mais fácil continuar no caminho em que estamos ... ou é isso.

Por que fazemos coisas que não são boas para nós?

Acredito que a chave é nos mantermos fazendo essa pergunta até que cheguemos a um certo nível de verdade para nós mesmos ... e continuemos fazendo a pergunta ... E então nos perguntemos o que precisamos fazer a fim de sairmos disso. padrão antigo ... aquele em que nos tratamos mal ... aquele em que não respeitamos nosso corpo, nossa saúde, a saúde das crianças, o futuro do nosso planeta.

Talvez se origine da falta de auto-estima, de não nos amarmos ou de não nos sentirmos "suficientemente bons"? Se não nos amamos, se não nos respeitamos, segue-se que não nos tratamos bem ... e, portanto, não tratamos bem os outros. A Regra de Ouro, trate os outros como você se trata, não é uma boa regra quando você não se trata bem, quando não se ama.

É aqui que o movimento de crescimento pessoal é tão importante. Nós precisamos aprender a amar e aceitar nós mesmos. Sim, eu comi algo que não é bom para mim, e sim, estou "pagando o preço" esta manhã ... mas posso aceitar isso e optar por tomar uma decisão diferente da próxima vez. E se eu não escolher melhor da próxima vez, eu ainda posso me amar e aceitar que sou humano ... Errar é humano ... mas continuar tentando melhorar as coisas também é humano.

Sim, posso aceitar que houve erros no julgamento feito por mim, por pessoas que conheço, pelos funcionários do governo. Eu posso aceitar isso, mas isso não significa que eu tenha que aceitar isso para o futuro. Isso não significa que não resolvo agir de maneira diferente da próxima vez. Isso não significa que eu não pesquise outras formas de comer, de se comportar, de ser que fará a diferença na próxima vez.

Viver no momento também é aprender no momento com base nas conseqüências de nossas ações no passado. Se estivermos apáticos sobre o estado de nossa saúde e a saúde do planeta, podemos mudar nossa atitude agora. Nunca é tarde demais para fazer uma mudança! Clichê? Não! Enquanto ainda estivermos vivos e respirando, e o planeta ainda estiver vivo e respirando, podemos fazer uma mudança. Vamos fAce, a única coisa permanente na vida é a mudança.

Vamos começar a nos perguntar por que fazemos as coisas que fazemos (e porque não fazemos as coisas que não fazemos) e depois continuamos a partir daí. Podemos viver no "agora" fazendo um balanço de onde estamos agora e escolhendo onde queremos estar. Podemos tomar decisões em cada momento "agora" que nos conduzirá na direção que gostaríamos de ser ... para nós mesmos, para nossos filhos e para o planeta.

E se você está errado em sua escolha? Aplique o feedback, altere e tente novamente.

Livro recomendado:

Comece exatamente onde você está: Como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para procrastinadores sobrecarregados, overachievers frustrados e recuperando perfeccionistas por Sam Bennett.Comece exatamente onde você está: Como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para procrastinadores sobrecarregados, overachievers frustrados e recuperar perfeccionistas
por Sam Bennett.

Clique aqui para mais informações e / ou para encomendar este livro.

Sobre o autor

Marie T. Russell é o fundador da Revista Innerself (Fundada 1985). Ela também produziu e apresentou um programa semanal South Florida rádio, Poder Interior, a partir de 1992-1995 que se concentrou em temas como a auto-estima, crescimento pessoal, e bem-estar. Seus artigos se concentrar em transformação e se reconectar com nossa própria fonte interior de alegria e criatividade.

Creative Commons 3.0: Este artigo está licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Attribution-Share Alike. Atribuir o autor: Marie T. Russell, InnerSelf.com. Link de volta para o artigo: Este artigo foi publicado originalmente em InnerSelf.com