É hora de parar de pensar em seu próprio negócio?

Ao longo dos anos, li muitos artigos (e livros) que recomendam cuidar do seu próprio negócio. Não importa de tentar "consertar" a vida de seus amigos e familiares ou seus vizinhos ... lidar com sua própria vida.

Embora eu entenda o conceito de "afastar o nariz dos negócios dos outros", ainda acho que muitas vezes discordo desse conselho.

Deixe-me dar alguns exemplos de quando não se importar "com o seu próprio negócio":

Vamos dizer que você está andando e se deparar com um cão que está deitado ao sol, ofegante e, obviamente, desidratado. Há uma tigela ao lado dele, e ele lambe repetidamente, apenas para não encontrar uma gota de água na tigela. Você tem sua garrafa de água com você ... Você "cuida da sua vida" e caminha, ou pára e compartilha um pouco da água com o cachorro? Espero que a resposta seja óbvia: não "cuide do seu próprio negócio". Dê ao cão um pouco de água e, possivelmente, salvar sua vida.

Outro exemplo:

Você pode estar familiarizado com a história da criança que está andando em uma praia coberta de estrelas-do-mar que foram levadas para terra. Agora, se ele "cuidasse do seu próprio negócio", ele simplesmente ignoraria sua situação e seguiria em frente. No entanto, ele escolhe "enfiar o nariz" em seus negócios e salvar suas vidas. Enquanto ele caminha, ele para e pega uma estrela após a outra e a joga de volta na água.

Ah, mas você pode dizer: pode ser o karma ou o caminho da vida dessas estrelas-do-mar morrer naquela praia. Eu responderia que passar e ignorar sua situação não afetaria apenas a estrela do mar, mas endureceria e fecharia o coração da criança. Talvez, a questão não seja tanto sobre cuidar de nossos negócios, mas de nos importar com o coração.


innerself assinar gráfico


E quanto aos seres humanos?

Eu sinto o mesmo se aplica às nossas interações com outros seres humanos. Acho que talvez tenhamos escondido por trás da advertência para não nos intrometermos na vida de outra pessoa e a usarmos para tomar o caminho mais fácil. Afinal de contas, muitas vezes é difícil, e às vezes até arriscado, dar um passo de carinho e compaixão para com nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho e qualquer um com quem nos deparemos.

Quando e como decidimos qual é o nosso negócio e o que não é? Se vemos uma criança sendo intimidada, esse é o nosso negócio? Se vemos alguém tropeçar e cair, esse é o nosso negócio? Se um amigo está com dor e poderia usar uma mão amiga e amorosa, não é esse o nosso negócio?

Aqui está outro exemplo. Alguém que eu conheço limpara o interior do carro e estacionara o carro no pátio sob o sol, com todas as portas, janelas e teto solar abertos para dar uma chance ao ar. No entanto, sem que ela soubesse, o sprinkler do gramado, que estava no temporizador, começou a funcionar. Foi definido para ser executado por cerca de uma hora. Durante esse tempo, um dos vizinhos passou e viu os jatos de água subindo fortemente no carro. O vizinho, cuidando de seu próprio negócio, foi para casa e não disse nada. O interior do carro consequentemente ficou encharcado e precisou de bastante trabalho para tirar a água.

Então ... o vizinho cuidava de seus negócios. Mas isso era uma atitude amigável ou gentil de se fazer? Cuidar de nosso próprio negócio pode ser uma forma insensível ou pouco amorosa de agir. Em vez de seguir esse velho ditado, talvez precisemos revisá-lo para "cuidar do nosso coração" e basear nossas ações e escolhas no amor.

Todo mundo é o nosso negócio

Com o advento da internet, parece que "nosso negócio" se expandiu, não apenas para nossa família e ambiente imediatos, mas para todo o planeta.

Se acreditamos que somos todos um, ou que todos somos criados à imagem do criador, então somos uma família ... somos todos irmãos e irmãs da humanidade. E se o nosso irmão ou irmã está sofrendo, está com raiva, está com fome de comida ou de amor, isso não é problema nosso? Não está dizendo o contrário apenas uma desculpa para não se envolver, não participar, para evitar ser ferido, ou talvez rejeitado ou julgado por nós mesmos?

Acredito que nossa nova regra precisa ser que, se houver algo que possamos fazer para aliviar a mágoa e o sofrimento que vemos, então precisamos fazê-lo ... de qualquer maneira que pareça certo para nós. Para alguns, pode ser tão simples quanto assinar uma petição, ou doar algum dinheiro, para outros, pode exigir uma participação ativa de uma forma ou de outra. A ação de cada pessoa será diferente com base na mensagem do seu próprio coração e orientação interior.

O planeta é o nosso negócio

O planeta é a nossa casa. Temos uma responsabilidade para conosco e para o nosso lar planetário de agir sempre que vemos um caminho a seguir. Em vez de dizer "bem, isso não é da minha conta", vamos perguntar "o que posso fazer?". Se nos fizermos essa pergunta com sinceridade e ouvirmos a resposta do nosso coração, estaremos fazendo o bem tanto para nós como para os outros.

É um mundo complicado e interconectado em que agora vivemos, mas sempre é nossa responsabilidade fazer a diferença. A hora de recuar e dizer "não é da minha conta" tem que acabar. As conseqüências são agora muito catastróficas. É o nosso mundo, é o nosso negócio.

Se uma bomba nuclear explodir a cinco quilômetros de nossa casa, isso será nosso negócio, e se ela explodir a quilômetros de distância, esse ainda é o nosso negócio. Se o nível do mar estiver aumentando e as pessoas em todo o mundo em breve forem inundadas e devastadas, mesmo se vivermos nas montanhas, isso ainda é nosso negócio. Se as pessoas são mortas por ódio ou negligência em nossa cidade, em nosso país, esse é o nosso negócio - e se acontecer do outro lado do planeta, isso ainda é nosso negócio.

Precisamos examinar nosso coração e ver como podemos:
   1) viver nossa própria vida baseada no amor e não no medo e na raiva;
   2) compartilhar essa disposição de amar com os outros, mesmo que eles não pensem como nós; e
   3) execute uma ação.

Sua vida é qualquer um dos meus negócios?

Se você acha que sua vida não é da minha conta, você está errado. Desde que você está lendo isso, estamos conectados e, portanto, você é da minha conta. Você está na minha esfera de influência, assim como todos com quem você entra em contato também está em sua esfera de influência (sua aura, sua energia, sua vida), assim eles são o seu negócio e sua responsabilidade. Você é capaz de responder ou "capaz de responder" às suas necessidades.

Se alguém que você conhece tem um problema, e você sabe como resolver ou curar o problema, você compartilha ou cuida do seu próprio negócio? Se alguém reclama de dores nas costas, e você sabe de um ótimo exercício, ou terapeuta, ou gizmo para ajudar com o problema, você se importa com o seu próprio negócio, ou compartilha a informação?

Do jeito que eu vejo as coisas, não compartilhar seu conhecimento é ser desamoroso, indiferente, inútil. Agora, é claro, o objetivo é compartilhar e depois deixar qualquer apego à pessoa seguir sua sugestão. Você simplesmente entrega a mensagem. Você não é responsável por suas escolhas ou ações, somente as suas. Compartilhe a informação, o insight, a perspectiva e, em seguida, deixe-a ir.

Estamos todos juntos nisso, e quanto mais cedo começarmos a reconhecer isso e vivermos com essa premissa em mente, mais cedo poderemos perceber mudanças que ocorrem em nossas vidas e nas vidas dos outros. Quando começamos com amor em nosso coração e tomamos ações que vêm do amor e buscamos compreender e curar, em vez de julgar ou temer, estaremos no caminho certo ... um dia de cada vez, uma ação em um tempo, um pensamento de cada vez ... um cachorro, uma estrela do mar, um vizinho de cada vez.

Livro Recomendado

A Visão Infinita: Um Guia para a Vida na Terra
por Ellen Tadd.

A Visão Infinita: Um Guia para a Vida na Terra, de Ellen Tadd.A visão infinita oferece ferramentas e insights necessários para ajudar os leitores a transformar sua compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor.

Clique aqui para mais informações e / ou para encomendar este livro.

Sobre o autor

Marie T. Russell é o fundador da Revista Innerself (Fundada 1985). Ela também produziu e apresentou um programa semanal South Florida rádio, Poder Interior, a partir de 1992-1995 que se concentrou em temas como a auto-estima, crescimento pessoal, e bem-estar. Seus artigos se concentrar em transformação e se reconectar com nossa própria fonte interior de alegria e criatividade.

Creative Commons 3.0: Este artigo está licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Attribution-Share Alike. Atribuir o autor: Marie T. Russell, InnerSelf.com. Link de volta para o artigo: Este artigo foi publicado originalmente em InnerSelf.com

Livros relacionados

at InnerSelf Market e Amazon