Qual é o próximo passo? Esticando meu corpo e meu mundo
Foto: Hisakuni Fujimoto (CC 2.0)

Sempre acreditei que podemos aprender com os erros dos outros. E, claro, o oposto é obviamente verdadeiro, aprendemos também com as experiências positivas dos outros. No entanto, só porque algo é bom para outra pessoa, ou funciona para uma pessoa, não significa necessariamente que exatamente a mesma coisa funcionará para você.

A dieta é um bom exemplo disso. O corpo de algumas pessoas não tolera trigo ou glúten, enquanto outros parecem não ser completamente afetados por ele. A alergia de uma pessoa é o deleite de outra. O clima é outro exemplo. Algumas pessoas aproveitam o inverno com a neve e o ar frio e fresco, enquanto outras esperam ansiosamente pelos dias de primavera e narcisos. Não existe um "tamanho único" para o que funciona para nós.

No entanto, como podemos aprender com as experiências dos outros, compartilharei o que funciona para mim e também para o que estou me esforçando.

Alongamento Fisicamente

Há alguns anos, percebi que meu corpo estava começando a ficar "menos flexível". Eu senti a primeira coisa de manhã quando me levantei. Ele voltaria ao meu conhecimento mais tarde durante o dia, enquanto eu me inclinaria para alimentar o cachorro e sentiria minhas costas se sentindo duras e doloridas.

Não sendo de aceitar um não como resposta, e como via a falta de flexibilidade do meu corpo como uma forma de dizer não à minha permanência ativa e sem dor, comecei a procurar formas de combater essa rigidez do corpo. Recusei-me a aceitar a opinião comum de "oh, bem, estou apenas envelhecendo". Embora eu possa estar ganhando um ano de idade, todos os anos, como todo mundo, me recuso a ficar "mais velho" em atitude, comportamento e saúde. Então decidi encontrar uma alternativa.


innerself assinar gráfico


Tendo uma aversão ao exercício regimentado e uma resistência a "ter que fazer algo de uma maneira específica", evitei ioga e até zumba. No entanto, o que percebi enquanto observava o cão fazer seu habitual alongamento de 4 patas toda vez que ele se levantava, foi que o alongamento pode ser o caminho a seguir.

Comecei uma rotina diária de alongamento. Primeiro tirei os tapetes de ioga e fiz alongamentos assim que saí da cama. No entanto, quando o inverno chegou e estava um pouco frio de manhã, comecei a fazer meus alongamentos na cama debaixo das cobertas. Isso rapidamente se tornou minha maneira favorita de alongamento. Ele se encaixava na minha atitude de resistência em relação a "ter que levantar e se exercitar", como eu ainda estava tecnicamente deitado na cama, mas eu também estava alongando. Ah, uma situação ganha-ganha.

Agora faço uma rotina diária de "acordar" de cerca de 1/2 hora de alongamento na cama, começando com alongamentos de pernas e costas enquanto deito de costas, depois rolando e movendo para alongamentos do tipo cão para baixo e depois sentando debaixo das cobertas e fazendo torções na coluna. Eu também faço uma massagem curta nas mãos e às vezes também uma massagem nos pés.

Então, basicamente eu faço meus alongamentos antes de me levantar e, consequentemente, levanto-me para fora da cama, sentindo-me ágil e ágil e não sinto nada da minha idade. Eu realmente não me importo de acordar uma hora 1 / 2 antes, já que me sinto muito melhor depois daquela hora 1 / 2.

Alongamento mental

Eu então percebi que eu precisava esticar minha mente, assim como também parecia estar desacelerando e tropeçando em si mesmo. Eu já fazia Sudoku há algum tempo e quando descobri os aplicativos do Sudoku, isso era ainda melhor. Não há necessidade de papel ou lápis.

Então eu comecei a fazer alguns dos jogos do cérebro Luminosity (AARP também tem alguns) e descobri que eu gostava do estímulo e da "competição contra mim mesmo" de se esforçar para obter uma pontuação melhor dia após dia.

Eu também comecei a esticar minha mente lendo coisas que eu não teria apreciado anteriormente lendo e descobrindo mais sobre o mundo ao meu redor.

Quando cheguei a essa "mentalidade de alongamento", decidi procurar e ver onde mais poderia ser aplicado.

Alongando Limites

Naquela época, eu morava em uma parte da Flórida onde os moradores eram chamados de "caipiras". Para esclarecer, essas são pessoas que diriam que liberal, feminista, ambientalista são todas palavrões, ou pelo menos pronunciá-los como se fossem algo muito indesejável. O condado em que eu morava votou republicano por 5 a 1 em 2016. Isso me levou a perceber que essa era outra área em que eu precisava estender meus limites e parar de olhar para as pessoas como "nós" ou "eles".

Comecei a frequentar um clube mensal de jardinagem e, embora também possa ter representado a mesma proporção de 5 para 1, as mulheres eram muito agradáveis, gentis e prestativas. Quando discutimos como cuidar de nossas plantas, todos estavam na mesma página (bem, talvez não quando se trata de Round-Up, mas ei, ninguém é perfeito). Gostamos de aprender mais sobre plantas e nossa área local, mesmo que nossas tendências políticas ou crenças religiosas não fossem exatamente as mesmas (ou talvez até em mundos diferentes). Ainda havia muitos pontos em comum sobre os quais poderíamos construir relacionamentos.

E talvez todos nós também possamos esticar nossos limites em nossas ações. Nas últimas décadas, os baby boomers passaram do ativismo dos anos 60 para a indiferença dos anos 70 em diante. Cada um de nós encontrou o seu nicho, seja na decoração da casa e na criação dos filhos, ou saindo para ganhar a vida e se tornar bem-sucedido rompendo tetos de vidro ou compartilhando nossos talentos no mundo. Alguns se juntaram a círculos de quilting, outros se voluntariaram no SPCA local, ou banco de alimentos.

No entanto, talvez agora precisemos nos alongar além do nosso grupo de nicho, nossa causa particular de animal de estimação, e assumir uma causa maior, que afeta o bem maior. Já foi dito que nós, os baby boomers, éramos a "geração eu", e sim, isso é verdade. Isto é porque nós tivemos que primeiro aprender a amar e nos aceitar antes que pudéssemos amar e aceitar os outros.

O Novo Testamento diz: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". O que geralmente não é focado é a parte "como você mesmo". A geração "eu" teve que primeiro aprender a se amar. No entanto, agora estamos na Parte Dois da diretriz, que é: Ame o seu próximo como a si mesmo.

Precisamos estender nossos limites de amar apenas nossa família e círculo de amigos e aqueles que pensam como nós, para amar nossos vizinhos, sejam eles amorosos ou não. E neste mundo moderno com a internet removendo todas as distâncias entre nós, nosso vizinho está tão próximo quanto qualquer um em qualquer lugar deste planeta.

Então, eu encorajo todos nós a nos perguntarmos, O que posso fazer hoje e todos os dias para amar meu próximo? A ação que tomamos pode ser de muitas formas e, como cada um de nós é único, isso varia de acordo com cada um de nós. A mesma pergunta pode ser reformulada para, Como posso fazer a diferença?

Esticando nossos objetivos

Também precisamos ampliar os limites do que o bem-estar e o sucesso significam para nós... e ampliar nossas metas para incluir nossos vizinhos em todo o mundo. Estamos todos conectados, e a cura e o bem-estar de um são afetados e dependentes da cura e do bem-estar de todos.

É hora de passar do "cuidar de mim e dos meus entes queridos" para cuidar de todo o planeta e da saúde e bem-estar de pessoas que talvez nunca tenhamos encontrado, mas que ainda estejam conectadas. Nós podemos ser a borboleta cujas asas começam um tsunami de mudança e despertar e curar neste mundo conturbado em que vivemos.

Um exemplo comovente disso foram as marchas das mulheres de 21 de janeiro de 2017, nas quais mulheres (e homens e crianças) de todo o mundo marcharam em apoio à marcha de Washington DC. Embora essas pessoas em todo o mundo não tenham sido diretamente afetadas pelos direitos dos americanos, elas marcharam em solidariedade. Isso é reconhecer que nosso vizinho está em qualquer lugar e em qualquer lugar do planeta.

Vamos nos esforçar para sempre nos perguntar em todas as situações que encontramos, o que Jesus fariaou o que Buda fariaou o que a parte mais amorosa e iluminada de mim faria? Vamos esticar quem somos da atitude "Sou apenas uma pessoa, o que posso fazer" para fazer parte da humanidade e tenho um trabalho a fazer.

Feliz alongamento para todos nós!

Artigo Inspiração

Cartões de Consulta: Baralho 48, Guia e Suporte
por Jim Hayes (artista) e Sylvia Nibley (autor).

Cartas de Inquérito: 48-baralho de cartas, Guia e Stand by Jim Hayes e Sylvia Nibley.O baralho que te faz as perguntas ... porque as respostas estão dentro de você. Um novo tipo de ferramenta de meditação. Um jogo delicioso para envolver familiares, amigos e clientes de novas maneiras.

Clique aqui para mais informações e / ou para encomendar este baralho.

Cartão de Consulta usado para este artigo: Qual é o próximo passo?

Sobre o autor

Marie T. Russell é o fundador da Revista Innerself (Fundada 1985). Ela também produziu e apresentou um programa semanal South Florida rádio, Poder Interior, a partir de 1992-1995 que se concentrou em temas como a auto-estima, crescimento pessoal, e bem-estar. Seus artigos se concentrar em transformação e se reconectar com nossa própria fonte interior de alegria e criatividade.

Creative Commons 3.0: Este artigo está licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Attribution-Share Alike. Atribuir o autor: Marie T. Russell, InnerSelf.com. Link de volta para o artigo: Este artigo foi publicado originalmente em InnerSelf.com