Copo meio cheio? Mude sua taça!
Crédito da foto: MaxPixel. (CC0)

Eu vi um desenho animado no outro dia que colocou a conhecida questão sobre se o copo está meio cheio ou meio vazio. E a piada era que, se você acha que seu copo está meio vazio, pegue outro copo diferente.

Isso não só me fez sorrir, isso me fez refletir. Esse pouco de sabedoria disfarçado de humor se aplica tanto às nossas atitudes. Sempre que não vemos nada além de céus cinzentos à nossa volta, literal ou emocionalmente, simplesmente precisamos mudar nossa xícara ou nossa atitude. Se você gastar seu tempo olhando para as nuvens cinzentas, ou as ervas daninhas em seu jardim, ou as falhas nos outros, isso é tudo que você poderá ver.

Richard Bach em seu livro clássico "Ilusões: As aventuras de um Messias Relutante"fala de fazer as nuvens irem embora, concentrando-se na mancha azul no céu e vendo-a crescer. Não sei se ele quis dizer isso fisicamente ou metafisicamente, embora ambos funcionem, mas definitivamente é uma ótima metáfora para a vida.

Tenho notado que, quando começo a arrancar ervas daninhas no jardim, vejo apenas algumas ervas daninhas, mas à medida que vou colhendo ervas daninhas e procurando ervas daninhas para puxar, parece que mais e mais ervas daninhas aparecem. Quanto mais eu procuro por eles, mais eu encontro.

Para ver outra coisa, você deve procurar outra coisa ou procurar em outro lugar. Para que seu copo fique meio cheio, ou até mesmo cheio, você tem várias opções. Você muda o copo (sua atitude), pode adicionar mais líquido ao copo (agir) ou pode combinar o conteúdo do seu copo com o copo de outra pessoa (trabalho em equipe e cooperação).

E Agora?

Nós nunca estamos presos em um lugar, em uma atitude ou em uma realidade. Tudo na vida está mudando constantemente e nós também. As células do nosso corpo estão se replicando diariamente, o sangue em nossas veias está constantemente circulando. Nada é permanente. Nossos pensamentos também estão "ligados" o tempo todo. E eles mudam. Eles vão de cima para baixo, de dentro para fora, de positivo para negativo.


innerself assinar gráfico


O melhor de nossos pensamentos flutuantes é que podemos redirecioná-los. Não estamos presos a pessoas negativas, depreciativas ou medrosas. Podemos reorientar nossa energia, nossa mente, nossas palavras, para um estado que nos fornecerá um copo que não está apenas meio cheio, mas transbordando de amor e gratidão.

E quanto a gratidão?

Muito se fala do poder da gratidão. Está de acordo com meu comentário anterior sobre ervas daninhas. Quanto mais eu procuro por ervas daninhas, mais ervas daninhas parecem aparecer que não pareciam estar lá alguns minutos antes. Da mesma forma, quanto mais você perceber coisas pelas quais agradecer, mais delas você "descobrirá" ou notará.

De que outra forma isso se manifesta? Pense em um daqueles dias em que você "se levantou do lado errado da cama". Por alguma razão, você acordou de mau humor. E o que aconteceu? O dia foi de mal a pior, claro! Em vez de contar suas bênçãos, você se concentrou em tudo o que estava errado, vendo coisas que, de outra forma, você teria esquecido se estivesse de bom humor.

É a mesma coisa que quando você está recém apaixonado. Não é tudo apenas mais bonito então? Todos não são tão bons assim? As cores mais brilhantes, a temperatura melhor. Tudo parece tão maravilhoso quando você está apaixonado.

Então você acha que as coisas são realmente diferentes nesses dias "felizes"? Eu esperaria que eles não fossem diferentes do que no dia anterior, mas porque você os via através dos olhos de amor e alegria, tudo parecia melhor, mais vibrante, mais amável.

Cujo olho você está olhando?

Este segredo da vida é até afirmado nesta declaração comum: "A beleza está nos olhos de quem vê". Em outras palavras, o item, ou a pessoa, só é bonito se a pessoa que a considera achar bonita. Assim é o todo da vida. Se nos levantarmos de manhã gratos por estarmos vivos e felizes por ter outro dia para experimentar a vida na Terra, perceberemos todas as coisas pelas quais temos que ser gratos. No lado oposto do espectro, se nos levantamos mal-humorados e reclamamos disso e daquilo, encontramos mais reclamações.

Semelhante atrai semelhante pode pertencer não tanto aos relacionamentos e às pessoas, mas mais à energia. A miséria adora a companhia que eles dizem. Mas a energia feliz atrai pessoas felizes. Se alguém começa a rir incontrolavelmente no metrô, depois de um tempo todo mundo entra.

Riso, alegria e amor são contagiantes. Então encha sua taça de riso, com amor, com bolhas de alegria e deixe-a se espalhar para os outros. Deixe o seu copo ser aquele que "corre sobre" e toca todos ao seu redor com sua energia.

Livro Recomendado

A Visão Infinita: Um Guia para a Vida na Terra, de Ellen Tadd.A Visão Infinita: Um Guia para a Vida na Terra
por Ellen Tadd.

A visão infinita oferece ferramentas e insights necessários para ajudar os leitores a transformar sua compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor.

Clique aqui para mais informações e / ou para encomendar este livro.

Sobre o autor

Marie T. Russell é o fundador da Revista Innerself (Fundada 1985). Ela também produziu e apresentou um programa semanal South Florida rádio, Poder Interior, a partir de 1992-1995 que se concentrou em temas como a auto-estima, crescimento pessoal, e bem-estar. Seus artigos se concentrar em transformação e se reconectar com nossa própria fonte interior de alegria e criatividade.

Creative Commons 3.0: Este artigo está licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Attribution-Share Alike. Atribuir o autor: Marie T. Russell, InnerSelf.com. Link de volta para o artigo: Este artigo foi publicado originalmente em InnerSelf.com