Quando eu crescer, quero ser como Jesus

"E se Deus falou pela minha boca,
qual seria a mensagem? "
                                               - Alejandro Jodorowsky, A Dança da Realidade

Eu fui lembrado ultimamente de um pensamento que veio a mim como uma criança. Eu não sei a idade que eu era, mas eu me lembro que eu estava sentado na igreja durante a missa dominical ouvindo o sermão do sacerdote sobre os ensinamentos de Jesus. Eu lembro vividamente de pensar em mim mesmo, quase como uma declaração de propósito de vida, "quando eu crescer, quero ser como Jesus".

Anos mais tarde, quando compartilhei essa história com alguém, senti-me um pouco envergonhada por parecer bastante presunçosa pensar que poderia ser como Jesus. Afinal de contas, nos anos que se seguiram à minha revelação na Igreja, eu aprendi que ser como Jesus era de alguma forma inatingível e, na verdade, nem mesmo um objetivo. Afinal, "Ele" era "o Filho Unigênito de Deus". Nenhuma menção do que nós éramos ...

Oh, sim, pensando bem, havia muitas menções sobre o que nós éramos ... pecadores, isso é o que nós éramos. Nascido com uma marca negra indelével em nossa alma, uma marca que nem sequer foi culpa nossa. Ai! Que carga crescer com. Disseram-nos que estávamos condenados antes mesmo de nascermos. Nós já nascemos pecadores.

No entanto, enquanto reflito sobre a declaração que fiz a mim mesmo naquela manhã de domingo sentada em um banco da igreja, percebo que querer crescer para ser como Jesus (ou qualquer outro modelo que você possa escolher) não é de modo algum presunçoso. É um objetivo digno. É até mesmo um objetivo atingível, pelo menos de um momento para outro, se não necessariamente em um tipo de 24-hora-a-hora.

Como ser como Jesus (ou Buda, Kwan Yin, etc)

1. Fale sua verdade e tome as medidas apropriadas.


innerself assinar gráfico


Quando Jesus chegou ao templo e encontrou-o cheio de coletores de impostos e vigaristas, ele não teve medo de jogá-los fora. Ele viu algo errado e agiu.

2. Aceite os outros sem julgamento.

Jesus não julgou e condenou os outros. Ele jantava com coletores de impostos, misturava-se com os pobres e também com os ricos, amava as pessoas independentemente de suas crenças políticas ou religiosas. Ele não desprezou a prostituta. Em vez disso, ele disse: "Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra".

3. Amar os outros e amar a si mesmo.

Jesus nos lembrou de "amar o próximo como a ti mesmo". Agora a maioria das pessoas só parece ouvir o amar o teu próximo parte desse ensino. Mas a parte mais importante é a segunda ... como você mesmo. Em outras palavras, se eu não me amar, como amarei meu próximo como a mim mesmo? Se eu me odeio e me coloco para baixo, não vou tratar o meu vizinho da mesma maneira?

4. Seja útil para os outros.

Jesus nos disse que ele não veio para ser servido, mas para servir. Da mesma forma, estamos aqui para "amar uns aos outros" e para ajudar uns aos outros, não para nos engrandecer. Se pudermos curar os "cegos", fazemos isso. Se podemos vestir o nu, assim deveríamos. Se podemos sentir as multidões compartilhando nosso pão, então isso é algo que fazemos.

5. Tenha fé em si mesmo

Jesus falou aos seus discípulos sobre ter fé do tamanho de uma semente de mostarda, que é uma minúscula semente minúscula. Disseram-lhes que, mesmo com uma pequena partícula de fé, poderiam mover montanhas. Assim, ele ensinou que, se acreditarmos em nós mesmos e nos outros, os milagres acontecerão.

6. Viva no presente

Para aqueles de nós que pensam que "viver no momento" é um novo ensinamento, não é assim! Jesus lembrou seus seguidores: "Não se preocupe com o amanhã, porque o amanhã se preocupará". Então, viver hoje, com fé no amanhã, é a recomendação de como viver a nossa vida.

7. Seja fiel a si mesmo

Jesus fez a seguinte pergunta: "De que adianta alguém ganhar o mundo inteiro e perder a alma?" Perdemos nossa alma quando não seguimos nossa própria orientação e sabedoria interior, mas sim nos ditames da moda, da pressão dos pares, das atitudes populares.

8. Perdoar

"Se você tiver alguma coisa contra alguém, perdoe-o" e também "Eu te digo que ama seus inimigos". Pedro foi até Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes meu irmão pecará contra mim e eu o perdoo? Até sete vezes? ” Jesus disse-lhe: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

9. E no terceiro dia, ressurgir

Jesus ressuscitou dos mortos depois de três dias. Além da mensagem óbvia de que a morte é apenas uma transição, gosto de pensar nisso como uma lição mais prática também. Quando alguém "nos mata" com suas palavras, ou "nos destrói" com suas ações, ou "nos enterra" sob sua negatividade, depois do terceiro dia nos levantamos e caminhamos novamente, livres do passado. Não deixamos nada disso nos sobrecarregar por mais de três dias. Nós os descartamos, assim como Jesus tirou o véu da morte e seguimos em frente. Escolhemos não deixar que o passado nos afete negativamente por mais de três dias.

Isso, claro, está ligado ao perdão, mas mais do que isso, é um símbolo de liberdade e esperança para o futuro. Aconteça o que acontecer conosco, nos libertamos do peso e da restrição depois de três dias. E nós somos livres para viver, amar e rir mais uma vez.

Tudo isso é humanamente possível?

Todas essas coisas podem ser feitas. Às vezes apenas por um momento, mas com a prática, nós nos aprimoramos. Somos criaturas de hábitos, mas também estamos constantemente aprendendo e mudando.

Podemos nos esforçar, diariamente, para viver as lições acima que foram ensinadas pela maioria dos grandes mestres, seja na religião cristã ou em qualquer outra religião ou filosofia. Os ensinamentos são os mesmos. E a base para todos eles é o amor. Se você reler os pontos 8 acima, verá que todos eles se traduzem em Amor.

E se você acha que não pode fazer isso porque você é "apenas humano", lembre-se desta afirmação: "Para dizer a verdade, se você tem fé do tamanho de um grão de mostarda, pode dizer a esta montanha: 'Mova daqui para lá ", e vai se mover. Nada será impossível para você.

E certamente, se pudermos mover montanhas, podemos mudar nosso comportamento.

Artigo Inspiração

Cartões de Consulta: Baralho 48, Guia e Suporte
por Jim Hayes (artista) e Sylvia Nibley (autor).

Cartas de Inquérito: 48-baralho de cartas, Guia e Stand by Jim Hayes e Sylvia Nibley.O baralho que te faz as perguntas ... porque as respostas estão dentro de você. Um novo tipo de ferramenta de meditação. Um jogo delicioso para envolver familiares, amigos e clientes de novas maneiras.

Clique aqui para mais informações e / ou para encomendar este baralho.

Cartão de Consulta usado para este artigo: Com o que estou comprometido?

Sobre o autor

Marie T. Russell é o fundador da Revista Innerself (Fundada 1985). Ela também produziu e apresentou um programa semanal South Florida rádio, Poder Interior, a partir de 1992-1995 que se concentrou em temas como a auto-estima, crescimento pessoal, e bem-estar. Seus artigos se concentrar em transformação e se reconectar com nossa própria fonte interior de alegria e criatividade.

Creative Commons 3.0: Este artigo está licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Attribution-Share Alike. Atribuir o autor: Marie T. Russell, InnerSelf.com. Link de volta para o artigo: Este artigo foi publicado originalmente em InnerSelf.com